quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Definição de Objeto de Aprendizagem

A partir da década de 90, com a expansão do mercado de ensino a distância houve uma maior preocupação quanto à forma como os softwares educativos, em particular os LMSs (Sistemas para Gerenciamento do Ensino a Distância), manipulavam os conteúdos. Apesar das ferramentas existentes para o aprendizado serem condizentes com os recursos tecnológicos disponíveis, o desenvolvimento de cursos e materiais didáticos demandava custos muito altos, pelas suas próprias características de implementação, num campo metodológico ainda em fase inicial de elaboração. 

Fazer material educativo para e-learning necessita, além de educadores, dos serviços de diversos outros profissionais para a criação de componentes multimídia, design de interfaces e programação, além da estrutura de software, hardware e suporte humano necessárias à oferta dos cursos e uma complexa compatibilidade com os equipamentos já disponíveis para acesso pelo usuário final - nem sempre condizentes com a tecnologia adotada pelo provedor. Não raro, os cursos necessitam de atualizações no curto prazo sem terem ainda gerado lucro às instituições de ensino e treinamento.

Convém destacar o empenho de diversos setores para a criação de tais objetos .Tanto  com os adeptos dos Softwares Livres como   as Universidades  brasileiras em destaque para a produção da USP  e Unicamp .

Segue abaixo  alguns exemplos de Objetos de Aprendizagens

Fonte :http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070423.php acesso em 16 de Fevereiro de 2011

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